Apresentação

Bem-vindo ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) da Ufes

  • Processos de urbanização, metropolização e estruturação do território. Teoria e história da cidade e do urbanismo. Estudos sobre configuração e morfologia urbana. Metodologias e instrumentos para o planejamento, o projeto e a gestão do território. Fundamentação, análise e intervenção relativas à paisagem. Investigação sobre planos e políticas físico-territoriais e nexos com o contexto histórico, geográfico, social e a agenda político-econômica. O corpo, a apropriação de espaços e a formação de territórios. A produção e gestão da cidade contemporânea e a articulação global-local. Estudos sobre política e subsídios para projeto de habitação e sobre redes e infraestruturas urbanas. Esta linha de pesquisa vêm sendo aprimorada, especialmente a partir do esforço dos professores ao programa e do aperfeiçoamento do quadro docente pré-existente. Neste sentido, temáticas que envolvem corpografias urbanas e geo-etnografias da cidade correspondem a conteúdos que ganham expressão. Nesta linha são bem-vindos os estudos que envolvam mecanismos digitais de investigação, análise e gestão do território, com a utilização de Sistema de Informações Georreferenciadas – SIG –, como suporte para o diagnóstico, a crítica, o planejamento e a gestão.

  • Tecnologia e patrimônio. Tecnologia e sustentabilidade. Patrimônio cultural e natural e conexões com a arquitetura e a cidade: fundamentação, análise e intervenção. Teoria e história da arquitetura e da cidade. Estudos sobre técnicas construtivas e preservação patrimonial. Metodologias e instrumentos para o planejamento, o projeto e a gestão do patrimônio. Processos de urbanização e suas articulações com o patrimônio, a tecnologia e a sustentabilidade. A questão da sustentabilidade no processo de projeto. As tecnologias aplicadas ao conforto ambiental e à eficiência da edificação e das soluções urbanas. As questões inerentes ao conforto térmico, acústico e lumínico, clima urbano e sustentabilidade. Métodos e instrumentos de avaliação de sustentabilidade. Esta linha vem incorporando a crítica e a atualização na representação e na proposição em macro e micro escalas, incluindo modelagem paramétrica aplicada à concepção do projeto e análise de sua performance e o uso de sistemas BIM para a gestão informacional do projeto.

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) foi criado em 2007, vinculado ao Centro de Artes (CAR) da Universidade Federal do Espírito Santo e credenciado de acordo com a Portaria MEC 1077, de 31/08/2012. O PPGAU/UFES é o único programa de pós-graduação Stricto Senso em Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo com modalidades Mestrado e Doutorado.

O Programa de Pós- Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) tem como objetivo habilitar pesquisadores, docentes e profissionais que tenham a cidade como objeto de investigação e o propósito de responder aos desafios atualmente apresentados para a área de Arquitetura e Urbanismo. A estrutura metodológica do programa é caracterizada pela articulação entre as dimensões teórica e prática no campo da Arquitetura e Urbanismo, em interface com disciplinas de áreas afins, bem como pelo enfrentamento de temas contemporâneos relativos à inovação e à tecnologia, considerando o aspecto histórico que os envolve.

O curso de mestrado do PPGAU é organizado em uma única área de concentração, denominada Cidade e impactos no território, que se afina com o entendimento de que a cidade brasileira tem em seu território original importante formador de sua dimensão cultural. Essa área de concentração orienta-se à abordagem da cidade recortada por duas linhas de pesquisa: Processos urbanos e políticas físico-territoriais e Patrimônio, sustentabilidade e tecnologia. As linhas de pesquisa do PPGAU expressam o conjunto de experiências do corpo docente na pesquisa, que por sua vez se articulam ao conjunto de disciplinas. Essas experiências, conduzidas por reflexões individuais ou integradas, se relacionam à investigação da urbanização e seus impactos no território.

O programa é vinculado ao Centro de Artes (CAR) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). O Centro de Artes da UFES é uma Unidade que congrega atualmente os Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) e em Artes (PPGA) e os Cursos de Graduação de Arquitetura e Urbanismo, Artes Plásticas, Artes Visuais, Desenho Industrial, Musica e Comunicação Social. O CAR oferece também, de modo esporádico, Curso de Ensino à Distância de Licenciatura em Artes Visuais na modalidade semipresencial.

O programa tem sua sede em Vitória-ES, oferecendo os cursos de Mestrado e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo. O curso de Mestrado encontra-se em atividade desde 2007 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 4 na última avaliação. O curso de Doutorado foi aprovado em 2020 e iniciou suas atividades oficialmente no início de 2021

O programa tem sua sede em Vitória-ES, oferecendo o curso de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo desde 2007 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 4 na última avaliação.

O programa já formou 133 mestres e conta com 45 alunos regularmente matriculados, todos no mestrado.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910