Bibliotecas

O PPGAU conta com o apoio direto de 02 (duas) bibliotecas localizadas no Campus Universitário de Goiabeiras - Biblioteca Setorial do Centro de Artes (CAR) e Biblioteca Central da UFES (BC) -, além do acervo específico dos núcleos e laboratórios de pesquisa de suporte ao Programa.

A Biblioteca Setorial do Centro de Artes (CAR) possui acervo com cerca de 3.600 títulos nas áreas de Artes, Arquitetura e Urbanismo, Desenho Industrial e Música, sendo 1.500 títulos específicos de Arquitetura e Urbanismo, sem incluir cerca 50 de dissertações e teses e de aproximadamente 1.000 trabalhos de conclusão de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Tem gradativamente ampliado seu acervo de caráter mais especializado à disposição do Mestrado do PPGAU. Dispõe ainda de computador com acesso à internet. Todo este acervo continua sendo ampliado por meio da aquisição de outros títulos com recursos dos projetos já aprovados e sob a coordenação dos docentes do Programa.

A Biblioteca Central (BC), órgão suplementar vinculado diretamente à Reitoria, é a unidade que coordena os procedimentos técnicos de todas as unidades do SIB/UFES necessários ao provimento das informações às atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração da UFES. Possui um acervo de aproximadamente 190.000 exemplares e 90.500 títulos de livros e 4.200 exemplares e 3.000 títulos de dissertações e teses. Está localizada próximo ao Centro de Artes e conta com acervo especializado de mais de 1.600 títulos em Arquitetura e Urbanismo.

O acervo das unidades de pesquisa vinculadas ao PPGAU inclui aproximadamente 1.000 títulos.

Outras bibliotecas também oferecem suporte ao PPGAU a depender do caráter da pesquisa, em especial a Biblioteca Setorial Tecnológica, que possui acervo específico de aproximadamente 3548 exemplares e 1.909 títulos de livros, 652 exemplares e 587 títulos de dissertações e teses.

Essas bibliotecas estão incorporadas ao SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA UFES (SIB). Além do acesso nas instalações do SIB/UFES, os professores e alunos também fazem o acesso ao Portal da CAPES a partir das várias unidades de ensino. Os pesquisadores da UFES também podem ter têm acesso domiciliar através do SAR - Serviço de Acesso Remoto ao Portal de Periódicos da CAPES, que foi criado em final de 2008 por meio da parceria entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), o Núcleo de Processamento de Dados (NPD) e a Biblioteca Central.

O SIB/UFES faz parte das seguintes redes: PERGAMUM, BIREME, COMUT, BIBLIODATA, REBAP, REBAE, CCN, e ISTEC. Os serviços oferecidos pelo SIB/UFES são: - Catálogo online; - Empréstimo domiciliar; - Treinamento de usuários; - Levantamento bibliográfico; - Orientação e Normalização de Trabalhos Acadêmicos; - Comutação bibliográfica; - Reserva da bibliografia usada nos cursos; - Catalogação na Publicação; - Página WEB; - Biblioteca Digital; - Empréstimo entre bibliotecas; - Orientação e treinamento no Portal de Periódicos; - Publicação de Dissertações e Teses na Biblioteca Digital.

Em 2006 foi criada a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFES (BDTD/UFES)que disponibiliza, na íntegra, o conteúdo das Teses e Dissertações defendidas nos cursos de Pós-Graduação stricto sensu da UFES, e está integrada à BDTD Nacional, mantida pelo IBICT. Esta BDTD atende à Portaria N° 13, de 15 de fevereiro de 2006, da CAPES, que exige a entrega de Teses e Dissertações em meios impresso e eletrônico e sua disponibilização na internet.

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910