Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) foi criado em 2007, vinculado ao Centro de Artes (CAR) da Universidade Federal do Espírito Santo e credenciado de acordo com a Portaria MEC 1077, de 31/08/2012. O PPGAU/UFES é o único programa de pós-graduação Stricto Senso em Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo.
Desde o início de suas atividades em 2007 até os dias atuais, o PPGAU/UFES conta com uma única área de concentração, denominada Cidade e impactos no território, que vem permitindo ampla interlocução entre pesquisadores e grupos de pesquisa institucionalizados no País e no exterior. O enfoque pretendido nesta área de concentração abrange questões inerentes à intervenção em cidades de estruturação urbana determinada por atividades portuárias, às condicionantes histórico-geográfico de configuração da paisagem e às estratégias de gestão urbana, garantindo, assim, a especificidade do programa. Destaque-se que as questões relativas ao porto e a paisagem, são recorrentes em grande parte das cidades brasileiras, seja por suas proximidades a corpos d´água, no caso das cidades litorâneas, seja pela dominância da natureza na formação dos núcleos urbanos no território nacional. De outro lado, a questão referente à gestão urbana remete a políticas de articulação dos atores envolvidos na construção da cidade, as quais, frente à diversidade de formação cultural do povo brasileiro, apontam para a observância de parâmetros socioeconômicos e antropológicos, além dos técnicos e culturais, reforçando, portanto, a pertinência de sua abordagem. Essa área de concentração afina-se com o entendimento de que a cidade brasileira tem em seu território original importante formador de sua dimensão cultural e orienta-se à abordagem da cidade contemporânea, recortada por duas linhas de pesquisa.

Em 2013, a partir de recomendações resultantes de avaliação interna do programa, as linhas de pesquisa e disciplinas do PPGAU/UFES foram reestruturadas e o programa passou a contar com as seguintes linhas de pesquisa:Processos urbanos e políticas físico-territoriais e Patrimônio, sustentabilidade e tecnologia. No contexto desta iniciativa, em conjunto com o proposto pelo PPGAU/UFES no âmbito do PROPOS-UFES 2012-2020 - Projeto de avaliação e melhoria dos Cursos de Pós-Graduação da UFES-, além da revisão das linhas e suas ementas e das disciplinas existentes, o programa ampliou o número de disciplinas e projetos de pesquisa devido a incorporação de novos docentes. A organização curricular também foi reestruturada, com redução do número de créditos e disciplinas obrigatórias, mantendo-se em torno de disciplinas, atividades de pesquisa, exames de qualificação e de elaboração de dissertação, com ênfase nas atividades vinculadas ao pressupostos das linhas e dos grupos de pesquisa.

Linhas de pesquisa, grupos de pesquisa e docentes

As atividades desenvolvidas no PPGAU/UFES são articuladas pelas linhas e grupos de pesquisas. Expõe-se a seguir as ementas das linhas e os docentes que as compõem. Destaque-se que os projetos de pesquisa conduzidos pelos docentes que integram as linhas estão descritos nos curriculum Lattes do CNPq dos mesmos, com indicação dos respectivos financiamentos e órgãos de fomento a pesquisa a que estão vinculados. Apesar da coordenação dos projetos de pesquisa listados está vinculada a apenas um docente, em certos casos, há mais de um docente do PPGAU/UFES compondo a equipe de pesquisadores de um mesmo projeto.

Linha de pesquisa: Processos urbanos e políticas físico-territoriais. Abrange questões sobre processos de urbanização, metropolização e estruturação do território; teoria e história da cidade e do urbanismo; estudos sobre configuração e morfologia urbana; metodologias e instrumentos para o planejamento, o projeto e a gestão do território; fundamentação, análise e intervenção relativas à paisagem; investigação sobre planos e políticas físico-territoriais e nexos com o contexto histórico, geográfico, social e a agenda político-econômica; produção e gestão da cidade contemporânea e a articulação global-local; estudos sobre política e subsídios para projeto de habitação e sobre redes e infraestruturas urbanas. Os seguintes docentes integram esta linha: Clara Luiza Miranda, Eneida Maria Souza Mendonça, José Francisco Bernardino Freitas, Martha Machado Campos e Milton Esteves Junior.

Linha de pesquisa: **Patrimônio, sustentabilidade e tecnologia". Abrange questões sobre tecnologia e patrimônio; tecnologia e sustentabilidade; patrimônio cultural e natural e conexões com a arquitetura e a cidade: fundamentação, análise e intervenção; teoria e história da arquitetura e da cidade; estudos sobre técnicas construtivas e preservação patrimonial; metodologias e instrumentos para o planejamento, o projeto e a gestão do patrimônio; processos de urbanização e suas articulações com o patrimônio, a tecnologia e a sustentabilidade; a questão da sustentabilidade no processo de projeto; as tecnologias aplicadas ao conforto ambiental e à eficiência da edificação e das soluções urbanas; as questões inerentes ao conforto térmico, acústico e lumínico, clima urbano e sustentabilidade; métodos e instrumentos de avaliação de sustentabilidade. Os seguintes docentes integram esta linha: Andrea Coelho Laranja, Cristina Engel de Alvarez, Nelson Porto Ribeiro, Renata Hermanny de Almeida, Ricardo de Souza Rocha e Karla do Carmo Caser.

Alunos Formados e Matriculados:O programa já formou 76 mestres e conta com 45 alunos regularmente matriculados, todos no mestrado.

Nome dos coordenadores e coordenadores-adjuntos:

2017-2019
Coordenador(a): Eneida Maria Souza Mendonça
Coordenador(a)-Adjunto(a): Bruno Massara Rocha

2015-2017
Coordenador(a): Eneida Maria Souza Mendonça
Coordenador(a)-Adjunto(a): Renata Hermanny de Almeida

Período: 2015
Coordenador(a): Martha Machado Campos
Coordenador adjunto: não há

Período: 2013-2014
Coordenador(a): Cristina Engel de Alvarez
Coordenador(a)-Adjunto(a): Martha Machado Campos

Período: 2011-2013
Coordenador(a): Martha Machado Campos
Coordenador(a)-Adjunto(a): Eneida Maria Souza Mendonça

Período: 2009-2011
Coordenador(a): Eneida Maria Souza Mendonça
Coordenador(a)-Adjunto(a): José Francisco Bernardino Freitas

Período: 2007-2009
Coordenador(a): José Francisco Bernardino Freitas
Coordenador(a)-Adjunto(a): Renata Hermanny de Almeida

Histórico do conceito CAPES do programa:

Período de Avaliação: . . . . . Conceito:

2013-2016 . . . . . . . . . . . . . . a ser concedido
2010-2012 . . . . . . . . . . . . . . 3 (Regular)
2007-2009 . . . . . . . . . . . . . . 3 (Regular)

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910