Solidariedade, nucleação e visibilidade

Solidarity:

Intensificando as atividades dos anos anteriores sempre com o propósito de ampliar no âmbito local as possibilidades de debate e apreensão acerca dos temas relacionados à cidade, o PPGAU contou com a colaboração e interesse dos palestrantes que atuaram junto ao programa para abrir ao público em geral as palestras ministradas ao longo de 2012. Esse público foi constituído de discentes do PPGAU, alunos e professores da graduação e da pós-graduação da UFES e de outras instituições, técnicos do poder público estadual, municipal e de profissionais autônomos. Como resultado dessas ações tem se observado além da troca de experiências e conhecimentos oportunizados pelo debate, que essas palestras têm, cada vez mais, estimulado o interesse pelo ingresso ao mestrado.

Considera-se relevante e fundamental a atuação de professores do programa em trabalhos técnicos de consultoria com destaque às atividades que envolvem o poder público municipal, estadual e federal, tendo em vista a especialização requerida por tais atividades e a possibilidade desta ser alcançada primordialmente no âmbito da universidade. Neste caso enquadram-se as consultorias técnicas, pareceres técnicos, capacitação técnica da população, projetos arquitetônicos e urbanísticos para a comunidade (EMAU), participação em comissões de entidades públicas dentre outros. Essas ações repercutem em projetos de pesquisa e na articulação de docentes do PPGAU com organismos federais/nacionais (tais como IAB, Marinha e CODESA), estaduais (IJSN e SECULT) e municipais (Prefeituras Municipais), além de organizações comunitárias (bairro de São Benedito). Observa-se também a atuação de docente do programa em atividades relacionadas a debates contemporâneos por meio de redes sociais, ampliando a abrangência da informação acadêmica.

Cumpre ainda destacar o ingresso dos mestrandos com defesa em 2009, 2010,2011e 2012 inseridos na atividade profissional, com vínculo em instituições de ensino e pesquisa ou planejamento federal, estadual, municipal e privada. Essas informações constam do subitem Outras Informações no item Proposta do Programa.

Todos esses fatos demonstram que o PPGAU/UFES tem cumprido com seus objetivos em termos de qualificação acadêmica também quanto a seu alcance regional visto que esses egressos muitas vezes vinculam-se a instituições fora da região metropolitana, na grande maioria das vezes permanecendo no Estado do Espírito Santo.

Nucleação:

Considerando suas características regionais é possível afirmar que o PPGAU/UFES participa de um processo de nucleação, atraindo para o corpo discente arquitetos egressos da graduação nesta IFES, atuantes no interior do estado, bem como, propiciando o ingresso qualificado na vida acadêmica de mestrandos deste programa.

No primeiro caso encontram-se tanto profissionais autônomos quanto professores concursados de IFES. No segundo, é possível situar a aprovação de mestrandos (atualmente mestres), em concurso público para docente em IES no interior do ES, na região metropolitana e em outros estados, do mesmo modo que em instituições de ensino privadas.

Interessa destacar o papel do PPGAU/UFES ao atrair candidatos egressos de cursos de graduação tanto do interior do Estado do Espírito Santo e de regiões de Estados limítrofes pelo fato de se constituir o único strito sensu do Estado em Arquitetura e Urbanismo.

Existe ainda o caso de egressos do PPGAU/UFES que ao se vincularem a instituições de pesquisa, são por estas, algumas vezes alocados em pesquisas integradas de docentes do PPGAU/UFES.

Visibilidade:

As informações do Programa podem ser acessadas por meio da página da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES.

Essas informações podem também ser acessadas por meio da página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação da UFES.

Nestes endereços são disponibilizados os links dos currículos Lattes de cada docente, da mesma forma que de cada discente, e ainda as dissertações defendidas e já entregues em sua versão final, permitindo a divulgação atualizada de suas produções.

O PPGAU disponibiliza sua produção, livros, anais de eventos que organiza e outras publicações de seus docentes e discentes às bibliotecas dos Programas de Pós-Graduação da área de Arquitetura e Urbanismo e áreas afins.

A secretaria do PPGAU/UFES tem por hábito a divulgação de suas atividades (e de atividades de Programas que mantém relação com o PPGAU/UFES) por meio de seu correio eletrônico que já inclui considerável número de endereços dentre esses o do grupo de coordenadores dos Programas do país.

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910