CONVITE PPGAU: Palestra de abertura do semestre letivo de 2017/1

O Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo tem a satisfação de convidar, bem como solicitar ampla divulgação, para a palestra de abertura do semestre letivo de 2017/1:

“Baseado em fatos reais”

Dia: 31 de março de 2017, sexta-feira

Horário: 9h30

Local: Auditório do Centro de Artes - CEMUNI IV - UFES

Palestrante: Marta Bogéa*

“Baseado em fatos reais” se atém a Quinta Monroy (Elemental, Iquique, Chile, 2004), Vila Nova Esperança (Brasil Arquitetura, Salvador, Bahia, Brasil, 2008) e Urbanização Santo Onofre (AA Arquitetos, Taboão da Serra, São Paulo, Brasil, 2010). Projetos que reconhecem a realidade como um dado de interesse, não apenas necessário, mas também desejável, afastam-se de gestos que ambicionam puro ineditismo e embrenham-se no contexto encontrado para se permitir imaginar uma renovada paisagem. Recolocam as bases da disciplina a partir da ação do projeto e permitem reconhecer o que Reinold Martin denomina certo realismo utópico. Acompanhar suas premissas atentos tanto a Martin, quanto a Argan (cidade ideal e cidade real) e a Sennett (oficina: fazer e consertar) permite-nos vislumbrar um território onde a invenção mais que almejar ideais abstratos ou puras realidades consolidam gestos híbridos nos quais a ambição do ideal se faz entrelaçado a uma criteriosa atenção ao real.

*Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal do Espírito Santo (1987), mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2006).

Tem experiência na área de Arquitetura e Arte, com ênfase em Teoria e Projeto, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, arte, cidade contemporâneas

Tags:

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.