Iº Colóquio Patrimônio Territorial Espírito Santo - PatriTerri1

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - Universidade Federal do Espírito Santo  - PPGAU/UFES – vem divulgar o “Iº Colóquio Patrimônio Territorial Espírito Santo - PatriTerri1”, de organização geral da Profa. Renata Hermanny de Almeida, da equipe de pesquisadores do Patri_Lab / CAR/ UFES, e apoios institucionais de Departamento de Arquitetura e Urbanismo - Universidade Federal do Espírito Santo (DAU/UFES), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Espírito Santo (IPHAN-ES), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - Universidade Federal do Espírito Santo (PPGAU/UFES), Secretaria de Cultura / Supecc / UFES, e Secretaria de Estado da Cultura / Espírito Santo (SECULT/ES).

O colóquio será realizado nos dias 15, 16 e 17 de Agosto de 2018, no Cine Metrópolis da Universidade Federal do Espírito Santos, com participação confirmada de três palestrantes externos, Prof. Antônio Miguel Vieira Monteiro (INPE), Prof. André Munhoz de Argollo Ferrão (UNICAMP), e Prof. Flavio de Lemos Carsalade (UFMG).

Seguem os links dos sites para inscrição <https://www.even3.com.br/patriterri1>

Informações completas sobre o evento <https://patriterri.wixsite.com/patriterri1>

 

Sobre o evento

A Universidade Federal do Espírito Santo, através do Laboratório Patrimônio & Desenvolvimento, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, convidam profissionais e pesquisadores atuantes nas áreas de ensino, pesquisa, projeto e gestão do patrimônio territorial a participar doPatriTerri 1 - 1° Colóquio Patrimônio Territorial no Espírito Santo:  locus de articulação e consolidação de uma rede de profissionais do campo do Patrimônio Territorial em torno da reflexão e da ação, espacializada no território do Espírito Santo. 

PatriTerri 1° se realizará em Vitória, Espírito Santo, entre 15 e 17 de agosto de 2018, celebrará o dia do patrimônio cultural no Brasil, 17 de agosto, criado em 1998 em homenagem ao centenário de Rodrigo Melo Franco de Andrade, e comemorará os 40 (quarenta) anos do Curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal do Espírito Santo, criado no dia 03 de julho de 1978.

 

Tema Geral

A referência temática do PatriTerri 1, a articulação Patrimônio & Desenvolvimento, se estabelece a partir de reflexões e ações vinculadas ao desafio de estabelecer articulações entre o campo patrimonial e o campo do ordenamento territorial. Ao adotar o Patrimônio Territorial do Espírito Santo como objeto de discussão, o colóquio se insere em um campo reflexivo e projetual, de ação e gestão alternativo de atualização conceitual e metodológica. 

Nesta perspectiva, junto com a intenção de traçar um panorama histórico de reflexões e práticas, o 1° Colóquio Patrimônio Territorial no Espírito Santo propõe contribuir para o processo de difusão e partilha do conhecimento, público por excelência, tomando como referência algumas questões, tais quais: como incrementar a documentação acerca do objeto patrimonial em simultâneo à ação? Como alcançar uma proteção destinada aos cidadãos do lugar? Como promover uma intervenção sem produzir uma museificação do território? Que fatores determinam o envolvimento ou não de moradores em políticas e ações patrimoniais? Como incluir o patrimônio territorial em processos de desenvolvimento local? 

Em vista destas questões, a relação entre Patrimônio territorial e Desenvolvimento local será abordada a partir de três eixos temáticos: 1_ Documentação & Representação; 2_ Intervenção & Planejamento; 3_ Gestão & Política Pública.

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910